Estou lendo um livro chamado Mediação da Aprendizagem que traz muitas contribuições de Feuerstein e de Vygotsky, chego a conclusão que minhas dúvidas e questionamentos estão trilhando caminhos certos.
Buscar entender a mediação na aprendizagem é compreender de que forma acontece a aprendizagem no ser humano.
Toda minha infância foi mediada por minha mãe e por meu pai, que procuravam despertar em mim a vontade de aprender a aprender, a busca de me fazer compreender que lendo, eu seria de algum modo livre para voar como um pássaro, e assim ser autora da minha própria história.
Depois de anos tentando fazer com que minha equipe de professores compeendessem a importancia da mediação na aprendizagem,chego a conclusão que ainda tenho um vasto caminho a percorrer e eles também.
Ao professor não basta ensinar, ao professor compete mediar.
Vemos hoje um discurso muito usado em quase todas as escolas do país: " O aluno precisa aprender a aprender" na realidade isso virou um jargão, que na maioria das vezes não acontece. Todo professor precisa ter em mente que necessita mudar sua forma de agir , mudar o estilo de suas aulas, precisa alcançar este aluno na integra, ou a aprendizagem não irá acontecer. Nos cursos de graduação, pós- graduação e etc vemos professores nos aconselhando a lecionarmos de forma a transmitir as informações aos nossos alunados de forma que os mesmos consigam perceber e entender o que queremos transmitir. Os professores de uma forma geral até tentam mas a grande maioria não sabe como fazer isto acontecer.
Nas Universidades , lemos textos retirados de livros e não livros inteiros, por este motivo, apenas refletimos o que diz um capítulo,ou seja fazemos sinteses e discutimos o conteúdofracionado, não nos dão espaço para sermos autores de nossa prática, não nos deixam espaço para produzir bons textos, e assim formamos professores que não acham importante a criação, damos valores a cópias. Como diria Jung " nascemos original e morremos cópia". É bem verdade que isso acontece, portanto, precisamos de modelos para serem seguidos, mas que modelos estamos seguindo?formando? como exigir do professor, mudanças? Então levantamos uma questão: Qual a diferença entre ensinar e mediar? ou seja qual a diferença entre ser professor e ser mediador? Um professor pode ser mediador? Como fazer deste aluno autor de sua história ou que não seja apenas um transmissor de conhecimentos , mas que seja produtor de conhecimentos , que saiba desenvolver sua autonomia para poder aprender a aprender.Formando-se assim como que diz nossa LDB, cidadão do mundo, crítico , reflexivo, justo e eficaz nas suas ações e consciente de seu papel no mundo e na sociedade.
Logo lendo e buscando sobre mediação pude compreender que mediar é uma espécie de interação especializada em que a "aprendizagem encontra a "autonomia para aprender" e juntas, possibilitam a contrução de pessoas com capacidade de andar por si só na contrução do conhecimento." Compreedendo que mediar é tão importante , me retrato a minha infância para descrever um pouco sobre como a mediação foi importante na minha formação não só academica como pessoal.
Minha mãe de uma certa forma me vem hoje a lembrança como a primeira mediadora que conheci e talvéz a mais importante. Em toda minha infância, lembro dela lendo e me fazendo depois narrar o que ela havia lido de forma que eu pudesse não decorar sua fala, mas de alguma forma oportunizar a minha criação, ou seja que eu pudesse descrever de que forma compreendi o que ela havia lido. O mais engraçado disso é que ela não tinha instrução, não havia feito um curso superior, nem pós graduação e nem tão puco mestrado ou doutorado em educação. Havia sim, todo um encantamento em sua fala, que até hoje a escuto contando com tanta emoção por exemplo, a história de Cachinhos de ouro, e eu enquanto ouvinte me deixava penetrar por esse mundo do faz de conta, e assim ia de uma certa forma construindo meus saberes e no dialógo com ela, sendo autora da minha própria imaginação, reconstruindo tais experiências mentais e verbais, formalizando assim o aprender a aprender hoje tão divulgado.Nas trocas, nos dircursos, nas conversas conseguimos de alguma forma transmitir nossa aprendizagem, ou seja com dizia Vygotsky é na interação que o homem se faz homem.
E buscando em Feuerstein e estudando sua proposta que tem por base as experiências de aprendizagem mediada e a avaliação de potencial de desenvolvimento, que procuro base para meu questionamento sobre como podemos aprender a aprender? de que forma podemos mediar um aluno? Será que o mediador pode ser um facilitador da aprendizagem? e de que forma esse mediador poderá atuar na escola?Eses questinamnetos me fazem buscar em minha prática , primeiro como professora e depois como coordenadora que que forma podemos formar pessoas que compreendam a importância de mediar.
De uma certa forma hoje o que vemos nas salas de aula são alunos com limitações de curiosidades, de exploração, desta forma não conseguimos motivá-los a compreender o que aprendem.
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